domingo, 17 de fevereiro de 2008

Tipos de pele

Muitas clientes ficam preocupadas com essa questão, pensando que o ideal é conquistar uma “pele perfeita”. Nada disso. Cada pessoa tem suas características!

Uma mulher baixinha só vai poder se sentir mais alta fazendo alongamentos e usando um pouco de salto. Quem tem o rosto redondo só vai poder afiná-lo com um bom penteado ou com truques de maquiagem.

Com a pele é a mesma coisa. Existem diversos tipos de pele e isso é perfeitamente normal. As características da pele dependem de inúmeros fatores, como a genética, o clima, o estilo de vida. Tudo pode ser melhorado ou equilibrado, mas não acredite em produtos que prometem transformar uma pele oleosa ou seca em perfeitamente normal.

Para facilitar a compreensão do assunto, vou falar do meu caso pessoal. Nunca me preocupei com minha pele durante toda a juventude. Aliás, judiei bastante dela na adolescência, “espremendo” milhares de espinhas e deixando muitas marcas. O engraçado é que na juventude as marcas sumiram...

Ao chegar na meia idade, minha filha mais velha me “convidou” a olhar-me no espelho. (Suspeito que as meninas não querem que as mães envelheçam, rsrs...) Fiquei horrorizada com o que vi, pois não consegui entender como eu podia ter me descuidado tanto. De repente percebi que minha pele estava péssima: além de rugas, linhas de expressão e flacidez, ela estava com a aparência de “morta”. E com manchas que eu não havia reparado! Que manchas seriam aquelas?...

Mas a fofa da minha filha já me havia trazido o remédio: os produtos Mary Kay, que eu não conhecia. Me espantei logo no primeiro dia, ao usar o Gel de Limpeza 3 em 1, que deixou minha pele fresquinha e macia. Fiquei muito curiosa e fui atrás da informação, aliás, a informação “veio atrás de mim”, através da Andréia, minha querida diretora Mary Kay, que me convidou para participar desta empresa fantástica, onde pude tirar todas as dúvidas e ainda compartilhar os conhecimentos com centenas de mulheres.

O primeiro passo foi descobrir meu tipo de pele. Isso é muito fácil e você também vai saber.
  • Se, no decorrer do dia, sua testa, nariz e queixo ficarem mais brilhantes do que o restante do rosto, você tem pele mista, como aliás a maioria das mulheres brasileiras.
  • Se toda a pele do seu rosto for muito fina, opaca ou áspera, então sua pele é seca.
  • Se sua pele tiver poros dilatados e você costuma suar bastante, sua pele é oleosa.

Alguns casos merecem um pouco mais de atenção, mas o diagnóstico nunca é difícil.

Voltando à minha pele “morta”, descobri que ela era mista, ou seja, as áreas ao redor da boca e do queixo são mais secas e a parte superior do rosto mais oleosa. Como já disse, porém, essa é uma característica da minha pele e não vai mudar. O que mudou foi a aparência, ao usar produtos Mary Kay para pele mista e anti-idade, que foram equilibrando a pele e eliminando linhas finas, pés de galinha, rugas e principalmente a flacidez, devida à perda de vinte quilos.

Mas veja que interessante: as manchas da pele e a flacidez surgiram apenas na faixa dos 40-50 anos. Como pode, se eu “espremi” as espinhas ainda na adolescência e perdi todo esse peso aos 20 anos?!? Pois é, a pele consegue manter o viço durante alguns ou muitos anos, mas na maturidade as falhas aparecem! As manchas da acne juvenil pareciam ter sumido, mas na verdade elas ficaram “registradas” na derme, a camada mais profunda da pele, e reapareceram quando ela começou a perder o viço. O mesmo aconteceu com o efeito “sanfona”, quando engordei e emagreci rapidamente.

Enfim, Mary Kay tem produtos práticos, eficientes e econômicos para todos esses problemas e todos os tipos de pele. Eu resolvi todos os meus e hoje posso me olhar no espelho com satisfação, inclusive de manhã. Mas não acredite em “milagre” de poucos dias. O mínimo do tratamento para obter bons resultados é de 2 a 3 meses. E os produtos Mary Kay duram 6 meses!

E agora vou seguir o conselho da minha outra filha: parar de escrever, rsrs. Ela vive criticando meus textos por serem longos e prolixos. Tenho uma tendência incorrigível à “verborragia”. Se você, como eu, parou de crescer na fase dos “porquês”, rsrs, é só me mandar suas perguntas por e-mail. Vou ter o máximo prazer em responder.

Namastê!