sábado, 15 de dezembro de 2007

Colorir o mundo













Mary Kay Ash acreditava em milagres. Diferente de mim, que acredito em fatos e explicações, mesmo que a nossa mente ainda não tenha a capacidade de compreender tudo o que nos cerca. Mas fico encantada quando vejo alguém apostando num sonho “impossível” e, de repente, conseguir realizá-lo.

Mary Kay realizou seu sonho, que não era o de criar uma grande empresa. Mesmo tendo sido a mulher de negócios mais importante do século XX, não foi esse o “milagre” de Mary Kay. Ela foi muito além de atingir o papel de liderança que lhe foi negado na década de 50, quando as mulheres eram consideradas profissionais de nível inferior. Após ter ouvido de seus chefes em toda a sua vida profissional: Mary Kay, você está pensando como mulher!..., ela apostou no “milagre” de criar uma forma feminina de gestão empresarial. Como? Humanizando as relações profissionais e usando como lema a Regra de Ouro: tratar os outros como gostaria de ser tratada.

O império que Mary Kay criou em 45 anos, uma empresa presente em mais de 30 países, desenvolvendo negócios bilionários, é fundamentado no trabalho de 1,7 milhões de consultoras e consultores independentes, que têm uma visão “feminina” do mundo e colocam em primeiro lugar as relações humanas e a felicidade pessoal.

Se você nunca ouviu falar dos produtos Mary Kay, é porque não se trata de simples mercadoria. Eles são elaborados com tamanha seriedade, competência e honestidade que não poderiam ser vendidos em qualquer loja: A Mary Kay oferece 100% de garantia de satisfação, que só pode ser dada por consultoras e consultores que acompanham o cliente e procuram evitar qualquer desconforto. Seja sincera: quantas vezes você já comprou em loja um creme ou produto de maquiagem que a decepcionou totalmente? E alguém já lhe ofereceu alguma solução para isso?...
Muito além de produzir a linha de produtos de beleza mais vendida nos Estados Unidos, a Mary Kay Inc. é o símbolo da feminilidade no mundo empresarial. Na terra do Tio Sam, as diretoras Mary Kay desfilam de Cadillac cor de rosa; aqui no Brasil, elas usam um Astra rosa. Mary Kay Ash, falecida em 2001, costumava ser criticada pela cor do carro que disponibilizava para a sua equipe. Espirituosa, ela costumava responder: “Qual a cor do carro que sua empresa dá para você?...”.

Penso que o verdadeiro milagre de Mary Kay Ash foi "colorir" e enriquecer o mundo empresarial, até então cinzento, competitivo e desgastante.
Para conhecer melhor a vida e as idéias de Mary Kay Ash, leia seu livro Milagres que acontecem.